Blog

Topo-ungidos-para-o-blog

Jesus, o empreendedor lucrativo

quinta-feira, 6 de abril de 2017 | 341 acessos | Deixe seu comentário!

A carpintaria não era um hobby para Jesus. Ele havia aprendido o ofício para Se sustentar, e isso requeria que Ele conduzisse Sua oficina visando ao lucro. A Sua rotina laboral diária incluía o cálculo do custo da mão de obra e dos produtos, a relação entre oferta e demanda, o estabelecimento de preços competitivos, a mensuração do retorno do investimento realizado e a estimativa dos gastos com despesas referentes à manutenção e substituição de equipamento. Embora talvez seja incomum, ou até mesmo desconfortável, imaginarmos Jesus trabalhando para o próprio sustento, foi precisamente isso o que Ele fez durante a maior parte de Sua vida adulta.

Na verdade, Cristo não era um carpinteiro de atividade modesta que trabalhava apenas quando precisava de dinheiro. No início do Seu ministério, as pessoas O descreveram como o filho do carpinteiro (ver Mateus 13.55) e o carpinteiro (ver Marcos 6.3). Se Seu pai, José, já tivesse falecido, então Jesus, por ser o primogênito, estaria conduzindo o negócio familiar. Seus irmãos teriam sido associados juniores, e Sua mãe e Suas irmãs teriam desempenhado papéis de apoio. Não se tratava de uma oficina pequena, mas, sim, grande o suficiente para prover o sustento dessa família de oito ou mais integrantes.

O trabalho foi uma parte central da vida terrena de Jesus. De acordo com a tradição judaica, como um rabino, Ele precisava dominar um ofício e exercê-lo com honestidade para sustentar a Si mesmo e, assim, poder ensinar gratuitamente. A instrução dada pelo Mestre de que mais bem-aventurada coisa é dar do que receber (At 20.35b) indicava que Ele possuía os meios de adquirir bens para serem compartilhados – afinal, Ele praticava o que pregava.

* Trecho do livro Ungido para os negócios, de Ed Silvoso

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (0) (média: 0,00 de 5)
Loading...Loading...

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Receba as novidades da Graça Editorial diretamente no seu e-mail.

Você poderá participar de sorteios de brindes e vales descontos.

Nome completo
E-mail *
×