Salmo-12_banner

Refinado em uma fornalha

sexta-feira, 16 de agosto de 2019 | 201 acessos | Deixe seu comentário!

As palavras do Senhor são palavras puras como prata refinada em forno de barro e purificada sete vezes.

Salmo 12.6

Assim é a Palavra de Deus para nós: infalível, sem erro, totalmente confiável. Talvez você questione essa afirmação, sabendo que essas palavras chegaram até nós por meio de seres humanos – homens que eram fracos, passíveis de errar e que cometeram muitos erros. (De fato, muitos deles foram registrados na Bíblia.) Como, então, a mensagem bíblica pode ser absolutamente infalível e ter autoridade?

A resposta de Davi é a figura da prata sendo purificada em um forno de barro (esses fornos de barro ainda são usados entre os povos do oriente Médio). Nessa figura, há três elementos principais: o forno de barro; a prata a ser purificada e o fogo purificador.

A fornalha de barro representa os instrumentos humanos por meio dos quais a Palavra de Deus é trazida; a prata, a própria mensagem; e o fogo purificador, a obra do Espírito Santo.

Agora, a prata é purificada sete vezes. Na Bíblia, o número sete está particularmente associado ao Espírito Santo. Na sua visão em Patmos, por exemplo, João viu o Espírito Santo como sete lâmpadas de fogo (Ap 4.5). Secundariamente, o número sete sugere completude ou perfeição.

Quando as palavras da Bíblia chegam a nós por meio da fornalha de “barro humano”, elas já foram completamente purificadas pelo fogo do Espírito Santo. As impurezas do erro humano são totalmente eliminadas.

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

2 Pedro 1.21

Resposta de fé

Melhor é para mim a lei da tua boca do que inúmeras riquezas em ouro ou prata.

Salmo 119.72

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (0) (média: 0,00 de 5)
Loading...Loading...

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *